Ada é menciona pela primeira vez no arquivo "Researcher's Letter", no primeiro Resident Evil. O documento foi escrito por um cientista e namorado da personagem, de nome John. Em RE2, Ada parte em busca de informações de seu namorado. Na verdade ela era uma espiã com a missão de recolher o T-Vírus para Albert Wesker, encontra-se com o recém formado policial Leon Kennedy. Durante a missão tem um breve affair com Leon e descobre o que aconteceu com Willian Birkin, um aliado de Wesker. Após conseguir o pingente pertencente a Sherry Birkin, é perseguida por um Tyrant enviado pela Umbrella. Ada é dada como morta durante a luta contra o monstro, porém sobrevive e entrega um lança mísseis a Leon antes da destruição do complexo da Umbrella. É personagem jogável em pequenas partes do enredo principal do game e disponível no minigame Extreme Battle das versões de PS1 (RE2: Dual Shock Version), Dreamcast e Gamecube de Resident Evil 2. Em RE: Umbrella Chronicles, Ada ainda continua sua busca pelo T-Vírus, após os eventos de RE2 ela segue para o Hotel Apple Inn (visto em RE: Outbreak), com a missão de recolher o T-Vírus de um contato no local. Após encontrar o mesmo, ela tenta fugir da cidade. Em RE3, ela aparece em um epílogo que mostra a personagem disposta a recomeçar sua vida.
Seis anos depois, Ada é enviada com a missão de investigar o culto de Osmund Saddler e conseguir uma amostra da "La Plaga" a mando de Wesker. A agente só não contava com a presença de Leon no lugar naquele mesmo dia em uma missão de busca por uma jovem. Ada não podia aproximar-se demais de Leon, ou teria de eliminá-lo, mas chega a salvá-lo diversas vezes em sua jornada. Ada agiu excepcionalmente, eliminando Jack Krauser, confrontando os Los Illuminados, e ainda conseguiu a amostra, porém, é dito que ela não a entregou a Wesker.
Albert Wesker

O antagonista primário da série, Wesker é um homem extremamente reservado, frio e calculista, além de possuir uma grande inteligência e conhecimento sobre engenharia genética. Era um agente afiliado à corporação Umbrella, atuando como pesquisador, e certa vez, como assassino, quando matou James Marcus nos anos 80 a mando de seus superiores. Mais tarde, Wesker foi posto pela Umbrella no S.T.A.R.S. como líder de campo, para que uma futura missão seja concluída com mais chances de sucesso. Tal missão consistia em atrair o S.T.A.R.S. para uma mansão onde ocorreu um desastre com o T-Vírus e fazer com que eles confrontem os monstros, para assim Wesker poder coletar o máximo possível de informações sobre o desempenho em combate das B.O.W.s. e enviá-los para a Umbrella, afim de melhorar as habilidades das B.O.W.s. Wesker mandou primeiro a divisão Bravo do S.T.A.R.S., e após o desaparecimento do grupo no local, foi junto com o grupamento Alpha (comandado por ele) para as montanhas Arklay. Mas no desenrolar da história os membros do Alpha descobrem que ele era um traidor, e que trabalhava junto com William Birkin no projeto T-Vírus. Ele também contava com o apoio de Barry Burton. (Wesker havia ameaçado a família de Barry). Barry então levou Jill até o encontro com Wesker, que rende Jill e a mostra um super soldado criado em laboratório, o Tyrant. Quando Wesker solta a BOW para matar Jill, ele mesmo é atacado por Tyrant e morre. Jill então derruba o monstro e livra Chris da sela onde estava sendo mantido preso. No momento em que os sobreviventes (Chris, Jill, Barry e Rebecca) lutam contra o Tyrant no heliporto, Wesker se levanta (antes de tentar matar Jill, Wesker havia injetado em si mesmo o vírus, e desginado o Tyrant para atacá-lo, simulando sua morte). Ainda banhado em sangue, Wesker teve de ser rápido para sair do local antes que a mansão explodisse. Wesker então segue pela escura floresta.
O vírus triplicou suas habilidades humanas(velocidade, força e sentidos), tornando-o um ser acima de qualquer outro humano. Wesker pretende agora agir nas sombras e arquitetar um novo plano para superar a Umbrella e se vingar de Chris e Jill, uma vez que ambos destruíram o Tyrant, a grande pesquisa de Wesker.
Meses depois, ele lidera um ataque contra a ilha Rockfort, atrás de Alexia Ashford, pois em seu corpo se encontra o T-Verônica Virus, o qual Wesker tinha grande interesse. Por ironia do destino, lá ele encontra com seu arquinimigo, Chris Redfield, que estava numa missão de busca pela sua irmã. Os dois travam uma épica luta, onde Wesker usa força extrema contra Chris, mas ambos acabam se separando, e Wesker foge em um submarino.
Em 2003, Wesker seria o principal responsável pela queda da Umbrella, quando ele consegue desligar a Red Queen, e ainda copiar todas as informações sobre a empresa, tomando todos os dados para si.
Em 2004, Wesker envia a espiã Ada Wong para um vilarejo Europeu com a missão de roubar de uma seita religiosa uma amostra da La Plaga, e obteve com sucesso. Wesker foi o responsável por duas mortes em 2006, quando assassinou Ozwell E.Spencer, um dos membros mais importantes da antiga Umbrella, e Jill Valentine, que se jogou de um penhasco agarrada a Wesker(Entretanto, nenhum dos dois morreram, pois Wesker protegeu Jill e a levou consigo, tentando trasformá-la em um ser bastante poderoso).
Depois de anos trabalhando, Wesker tem uma nova meta: Infectar todo o mundo com sua nova arma, o Uroboros, criando assim uma nova seleção natural e se tornando um deus. Durante a missão de Chris Redfield na África, ele se encontra novamente com Wesker, e descobre que sua amiga Jill não estava morta, mas que agora é uma grande aliada de Wesker. O rapaz toma conhecimento de que Jill estava sendo controlada por Albert Wesker através de um mecanismo preso em seu tórax, e Chris consegue removê-lo. Ambos seguem caminhos opostos, Chris persegue Wesker, enquanto Jill procura um meio de sair do local. No embate final entre Chris e Wesker, o vilão decide se infectar com o Uroboros, tornando um ser muito mais poderoso do que era. Chris e sua nova parceira Sheva consegue derrotar Wesker, que é finalmente morto. Também em RE5, Spencer,antes de ser morto, revela que Wesker fora "produzido" pela Umbrella
Ashley Groham
Ashley Groham
Ashley tem 20 anos de idade e é a filha do presidente dos Estados Unidos. Foi sequestrada por Jack Krauser na Espanha. Leon S. Kennedy é o agente convocado para este caso e tem como missão resgatá-la das mãos de Osmund Saddler
Bitorez Mendez
Mendez é o prefeito da vila El Pueblo, ele é subordinado à Osmund Saddler (líder da seita "Los Illuminados"). É um homem alto e barbudo. Mendez conduz a caça por Leon e Ashley no vilarejo e deixa várias notas e documentos espalhados pela mesma, geralmente ordens para os demais moradores.
Hunk
Apelidado de o "4° sobrevivente" em Resident Evil 2, é o melhor soldado na folha de pagamento da Umbrella, ganhou o apelido de "Senhor Morte", pelo fato do agente ter sobrevivido a várias operações em que seus companheiros morreram. Hunk foi treinado em Rockfort Island, no Centro de Formação Alfred Ashford. Usa um misto de farda militar com roupa química, e sua marca registrada é a máscara de gás que veste, provavelmente para missões onde terá contato atmosférico com o T-Vírus. Hunk jamais foi visto em qualquer jogo do Resident Evil sem sua máscara.
Foi enviado à Raccoon City para obter uma amostra do G-Vírus, até então na posse de William Birkin. Hunk e sua equipe invadiram o laboratório de Birkin e tomou o G-vírus à força. Ele só não contava com o fato de William injetar em si mesmo uma amostra do G, sofrendo uma mutação incontrolável que massacrou todos os solados e feriu gravemente Hunk. Dias depois, o agente acorda nos esgotos e com uma amostra do G em mãos, conseguindo levar o precioso vírus a Umbrella, como um soldado sublime. Meses depois foi ordenado a passar um pacote (uma cápsula BOW) para Alfred Ashford, ele ficou perplexo por ser necessário seus serviços em uma missão "tão simples", o objetivo foi concluído. De qualquer maneira, Hunk está sempre pronto para realizar operaçõs em nome da Umbrella, não importa o perigo. E ele geralmente sai vivo.
Em um trailer divulgando o novo game da série, Resident Evil Revelations, é possível ver um agente usando farda preta e máscara, aparenta ser Hunk. Não se sabe se estará contra ou ao lado de Chris Redfield e Jill Valentine, os outros personagens que já foram confirmados na história.
Jack Krauser
Krauser é um típico mercenário veterano de guerra, possuindo grande força de vontade ao cumprir missões para seu país, mas desde que o paguem. Em 2002, Krauser foi escalado para acompanhar o agente do governo Leon Kennedy a um pobre vilarejo nas áreas florestais da América Latina, com a missão de capturar um traficante que possui ligação direta com os experimentos realizado pela Umbrella. O que Krauser não sabia era que aquele dia seria seu primeiro contato com as aberrações criadas pela empresa. Ele cumpre sua missão excepcionalmente, mas é ferido gravemente, uma ferida que nunca se curou. Krauser recebeu baixa no exército e desapareceu misteriosamente. Krauser também apresentava um certo sentimento de inveja a Leon, uma vez que o governo sempre elogia suas habilidades e o mantém em grande conforto.
2 anos mais tarde, quando Leon viajou para Europa para resgatar a filha do presidente, ele encontra-se novamente com Krauser, agora totalmente corrompido. Ele foi contratado por Osmund Saddler para seqüestrar Ashley Graham, mas seu verdadeiro objetivo é roubar a amostra do parasita "La Plaga"; primeiramente a mando de Wesker, depois para seu próprio proveito. Krauser não mediu forças ao tentar matar Leon. Em um de seus combates, Krauser sofre uma grande mutação em seu braço(o mesmo no qual ele foi ferido na missão na America do Sul), que se converte em uma grande couraça orgânica lâminada.
Krauser tenta ainda roubar a úlitma amostra das plagas no mundo (que está escondida em uma ilha tomada por Saddler), mas seu plano acaba frustrado, pois ele enfrenta Leon que o deixa muito ferido e, logo depois, ele enfrenta Ada Wong, que consegue matar o mercenário.
Leon Scott Kennedy
Leon é um típico policial que foi aceito para o Departamento de Polícia de Raccoon, e parte para seu primeiro dia de trabalho na cidade. Na hora em que chega à cidade, a maioria de sua população já está morta e "ressuscitou" como zumbi. No caminho para a delegacia, ele vê um corpo no meio da rua e decide parar para ver se ele ainda estava vivo. Leon mostra-se espantado com o que vê, o estado em que está o corpo, até que nota alguns zumbis perto, quase cercando-o. Sem mencionar que o cadáver que ele havia examinado também "estava vivo". Com sorte, Leon consegue fugir dos zumbis, e encontra uma outra sobrevivente, Claire Redfield, que procurava por seu irmão desaparecido, Chris. Ambos conseguem alcançar uma viatura policial e fugir. Até que um zumbi levanta no banco traseiro, dando um susto em Leon, que dirigia, e acaba provocando um acidente, não muito grave, que os livra do zumbi. Leon e Claire percebem que há um caminhão desgovernado vindo pela traseira. Cada um sai por uma porta da viatura, e o caminhão colide, provocando uma explosão e separando os dois, que têm que encarar sozinhos a cidade infestada. Então combinam de se encontrar na delegacia, e abos possuiem um rádio para manterem contato.
Durante a jornada para sair da cidade, Leon encontra outra sobrevivente,Ada Wong que dizia estar procurando seu namorado desaparecido, um cientista da Umbrella chamado John. Certa hora, Ada é ferida, primeiro pela mutação do cientista William Birkin (causada pelos efeitos do G-vírus) e depois por um tiro desferido por Tyrant, dependendo do cenário em questão. De qualquer forma, no final do Cenário B, onde Leon enfrenta Mr. X, Ada joga para ele a Rocket Laucher, a única arma capaz de matar o monstro. Leon, então, se reencontra com Claire, que está com Sherry Birkin, filha de Annette e Willian. Juntos, os três fogem no trem, que é invadido por William, e logo depois se autodestruído.
Quatro anos depois, Leon e enviado para uma operação na América do Sul com fins de capturar um contrabandista de armas biológicas conhecido como Javier Hidalgo. Nesta missão, ele é acompanhado por Jack Krauser: um veterano de guerra do tipo que honra a sua pátria, desde que seja bem pago. Também houve relatos de cinquenta jovens desaparecidas. Ao chegar eles encontram (Manuela Hidalgo), filha do contrabandista. Leon descobre que o pai da garota estava fazendo testes para curar a garota, infectada pelo t-veronica, tais testes que eram feitos usando DNA de outras jovens, as quais desaparecidas. No fim, eles fogem após Manuela usar o t-veronica em seu corpo para salvar Leon, e depois que Javier Hidalgo morrer eles vão embora num elicóptero e Leon convence a jovem que ela precisava viver, em nome das outras jovens dentro dela. Krauser cria ali uma rivalidade com Leon e mais tarde procura por Albert Wesker, que Leon muitas vezes mencionou para ele na missão. Fora procurar pelo mercenário Wesker para tentar descobrir como cicatrizar a ferida adquirida no braço esquerdo no embate contra a mãe de Manuela que se tornára uma B.O.W. Tal ferida que não cicatrizava. Mais tarde surgiram boatos de que ele morrera num acidente de carro.
Em 2005, Leon agora é um agente do governo dos EUA e foi requisitado para uma operação de resgate à filha do presidente, Ashley Graham. Ele acaba descobrindo que não é uma simples operação de resgate e sim mais um caso envolvendo mais monstros. Ele descobre que o grupo por trás disso é o "Los Iluminados". No decorrer da história ele reencontra-se com Ada Wong, que agora trabalha para Wesker, conhece Luís Sera, um pesquisador e ex-policial, além de reencontrar Jack Krauser, um espião que trabalha para Wesker como agente duplo, responsável pelo sequestro de Ashley. Ele confronta o líder do "Los Iluminados", elimina-o e resgata Ashley. Finalizando de vez sua missão. No meio da operação ele é infectado pelas "Plagas", mas se cura no final. Leon aparecere novamente no novo jogo da série, chamado Resident Evil The Darkside Chronicles, atuando como protagonista nos episódios : Resident Evil 2 e Operation Javier que conta também com seu parceiro Jack Krauser (Resident Evil 4)
A Capcom lançou o filme Resident Evil Degeneration tendo Leon e Claire Redfield como protagonistas. Depois do sucesso de Resident Evil 4,Leon se tornou o personagem mais popular da serie
Ramon Salazar
O controlador da "las plagas" e um dos antagonistas do Resident Evil 4, Seus ancestrais lacraram as "La Plaga" há séculos nos subterranios do castelo. Porém, manipulado por o Osmund Saddler, Salazar liberta os parasitas, infestando toda uma região da espanha. Isso é parte do plano de Saddler para criar um "novo mundo" sob seu domínio.
The Merchant
The merchant e um traficante de armas do resident evil 4,Ele compra os tesouros que você encontra durante a aventura e vende desde ítens de cura até armas. Ele também pode melhorar as caracteristicas de suas armas como o poder de fogo ou a capacidade de munição que determinada arma suporta, assim como a velocidade de disparo e de recarga. Tudo isso ao custo do dinheiro que você adquire durante o jogo.e a frase preferida dele e "you are welcome". Durante algumas aparições ele tem galerias de tiro aonde você pode conseguir bonecos dos personagens e completando as fileiras você ganha dinheiro extra. Na maioria das aparições ele tem máquinas de escrever para salvar o jogo.
Osmund Saddler
apesar de ser um antagonista no resident evil 4,ele e o unico vilão que não esta em ligação com a "umbrella corporation",Saddler é o líder do culto religioso "Los Iluminados", ele manipulou Salazar para espalhar as "Las Plagas" pela região.Injetou o Las Plagas em Leon e Ashley, embora estes tenham conseguido se livrar dos filhotes em seus corpos.No final, Saddler é destruido por Leon.
OBS: Todos os "mercenários" do jogo foram treinados na Umbrella.
Massa, né ? Se você gosta de jogos de tiro, esse é um dos que eu recomendo..
Edit: Carlos, eu editei porque achei que fica melhor, espero que não se chateie.
- Juan